Milhares vão às ruas de Madri em manifestação convocada pelo Podemos

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2015 13h08

Madri, 31 jan (EFE).- Milhares de pessoas participaram neste sábado de uma manifestação convocada pelo Partido Podemos para reivindicar uma nova maneira de fazer política na Espanha.

O novo partido rejeita a atuação dos políticos tradicionais, chamados por eles de “casta” e se apresenta como uma alternativa ao domínio do Partido Popular (PP), de centro direita, e dos socialistas do PSOE

Participam da chamada “marcha da mudança” simpatizantes de toda a Espanha, convocados para alertar o atual governo do início de uma “contagem regressiva”, em referência às próximas eleições gerais, que ocorrerão no final deste ano.

Chegaram a Madri para o protesto mais de 260 ônibus de diferentes pontos do país.

A manifestação percorrerá o centro da capital espanhola e será finalizada na Puerta do Sol, onde está previsto um discurso do líder do Podemos, Pablo Iglesias.

Iglesas, junto a outros dirigentes do Podemos, como Iñigo Errejón e Luis Alegre, acompanham nas primeiras filas o movimento, sob bandeiras republicanas e do Podemos.

Aos gritos de “tique-taque”, “Casta voltamos, somos Podemos” e “Rajoy: conte as horas”, os participantes aclamam Iglesias como novo presidente do país.

Participam também da manifestação personalidades políticas como o eurodeputado e fundador do Partido de Esquerda francês, Jean-Luc Mélenchon.

“Este ano é o da mudança. Essa manifestação representa uma demostração de alegria e esperança do povo afetado pela crise econômica”, afirmou o dirigente do Podemos Juan Carlos Monedero. EFE

cjr-cm/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.