Ministra da Justiça do Japão renuncia por violação da lei eleitoral

  • Por Agencia EFE
  • 20/10/2014 05h37

Tóquio, 20 out (EFE).- A ministra da Justiça do Japão, Midori Matsushima, apresentou nesta segunda-feira sua renúncia, a qual foi aceita pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, devido a uma suposta violação da lei eleitoral, informou a televisão pública “NHK”.

A renúncia de Matsushima aconteceu poucas horas depois que a titular de Economia, Yuko Obuchi, também deixou o cargo por suposto uso ilegal de fundos.

Esta dupla renúncia representa um duro golpe para Abe, que havia nomeado Obuchi e Matsushima em setembro passado na primeira renovação de seu Gabinete desde sua chegada ao poder em 2012, um movimento destinado a revitalizar sua popularidade e a impulsionar o papel da mulher na sociedade japonesa.

Matsushima supostamente distribuiu “uchiwa” (leques japoneses) nos quais figuravam sua imagem, seu nome e seu cargo, a pessoas que participaram de diferentes festividades realizadas no distrito de Tóquio, o qual representa como parlamentar.

A distribuição de bens de certo valor – onde se poderiam incluir estes leques – a eleitores é proibido pela lei eleitoral japonesa.

O opositor Partido Democrático (PD) já tinha apresentado na semana passada um processo criminal contra Matsushima por este motivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.