Ministro da Grécia diz que moeda comum e democracia são compatíveis entre si

  • Por EFE
  • 05/07/2015 08h18
EFE Grécia crise

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, lançou neste domingo (05) uma mensagem europeísta e afirmou que o referendo pode demonstrar que “a moeda única e a democracia são compatíveis entre si”.

“Durante cinco anos os fracassos incríveis do Eurogrupo nos conduziram a ultimatos sem nenhum sentido sobre os quais o povo não podia se pronunciar. Hoje o povo se pronuncia sobre o último ultimato do Eurogrupo e dos sócios”, disse Varoufakis após votar em um colégio eleitoral em um bairro do litoral de Atenas.

O ministro, que foi votar em companhia de seu pai, qualificou a jornada de hoje como “um momento sagrado, um momento de esperança para a Europa”, em que demonstra que a “moeda única e a democracia podem coexistir”.

Varoufakis deixou nos últimos dias repetidamente claro que se no referendo não vencer o “não”, ou seja, a rejeição às propostas dos credores, renunciaria imediatamente.

Os gregos estão chamados a se pronunciar com um “sim”, caso aceitem a proposta formulada no último dia 25 pelas instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional), ou com um “não” se a rejeitarem.

Os colégios eleitorais abriram às sete da manhã (1h em Brasília) e fecharão às 19h (13h).

Uma estimativa confiável de resultados está prevista para duas horas depois.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.