Ministro das Relações Exteriores do Irã inicia mini tour à Europa

  • Por Agencia EFE
  • 01/09/2014 04h23

Teerã, 1 set (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, inicia nesta segunda-feira uma viagem visitas a três países da União Europeia – Bélgica, Luxemburgo e Itália – que terá como primeira parada Bruxelas, informou o Ministério das Relações Exteriores em Teerã.

O chefe da diplomacia iraniana se encontrará hoje na capital belga com a alta representante para política Externa e de Segurança da UE, Catherine Ashton, com quem conversará principalmente sobre as negociações nucleares entre Irã e o G51 (China, Rússia, EUA, França, Reino Unido mais a Alemanha).

Ashton continuará a liderar as negociações pelas seis potências mesmo após deixar seu posto como chefe da diplomacia europeia.

As equipes negociadores se encontrarão para retomar o diálogo antes da próxima Assembleia Geral da ONU em Nova York, ainda este mês, quando acontecerá um encontro do G51 com o Irã em nível ministerial.

Após sua estadia em Bruxelas, Zarif partirá amanhã para Luxemburgo, onde fará uma breve visita, antes de ir na quarta-feira a Roma, onde se reunirá com a sucessora de Ashton, a ministra Federica Mogherini.

Ontem Zarif recebeu em Teerã a visita de outro ministro das Relações Exteriores europeu, o finlandês Erkki Tuomioja, e durante a próxima semana deve receber visitas de outros dois: o da Dinamarca, Martin Lidegaard, e o da Eslováquia, Miroslav Lajcak. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.