Ministro do Cazaquistão visita México pela 1ª vez para estreitar laços

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2014 16h38

México, 18 set (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Erlan Idrissov, está realizando uma viagem entre hoje e sexta-feira ao México para estreitar os laços entre os dois países.

Esta é a primeira visita de uma autoridade cazaque ao México. O chanceler participou hoje de um café da manhã privado com o ex-presidente mexicano Vicente Fox. Em seguida, Idrissov fez um discurso em um fórum econômico com empresários mexicanos e membros do instituto ProMexico, que promove as exportações e os investimentos no país.

Em seguida, Idrissov foi para a zona onde está previsto que seja instalada a embaixada do Cazaquistão na capital mexicana.

No início deste ano, autoridades de ambos os países chegaram a um acordo para que o governo cazaque abrisse uma legação diplomata no México em 2014, enquanto o governo mexicano faria o mesmo na nação centro-asiática em 2015.

Durante a tarde, o ministro terá um compromisso na Secretaria de Relações Exteriores (SRE) do México, onde fará uma conferência sobre política externa intitulada “Cazaquistão no mundo moderno”.

Idrissov se reunirá depois com o chanceler mexicano, José Antonio Meade, ao lado de quem assinará alguns acordos. Mais tarde, ambos os líderes receberão a imprensa, e em seguida será realizado um jantar em homenagem ao visitante.

Na sexta-feira, o ministro cazaque se reunirá no Senado mexicano com membros da Comissão de Relações Exteriores e da Comissão Política Ásia-Pacífico.

Por último, o ministro terá atividades privadas, que incluem uma visita às pirâmides de Teotihuacán.

No sábado, o chanceler se reunirá a portas fechadas com empresários e depois partirá rumo a Nova York, onde representará seu país na Assembleia Geral da ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.