Ministro grego diz que avião da EgyptAir caiu 22 mil pés antes de desaparecer

  • Por EFE
  • 19/05/2016 09h37
EFE/Spot Tr - Kivanc Ucan Airbus A320 da EgyptAir em foto de arquivo

O ministro de Defesa da Grécia, Panos Kamenos, afirmou nesta quinta-feira que o avião da EgyptAir que desapareceu com 66 pessoas a bordo enquanto voava entre Paris e a cidade do Cairo, desceu de 37 mil pés para 15 mil pés já dentro do espaço aéreo do Egito antes de desaparecer dos radares.

Em entrevista coletiva, Kamenos deu detalhes sobre a operação de busca dos destroços da aeronave. Barcos gregos e egípcios buscam o Airbus A320 da Egyptair em uma região marítima situada ao sul da ilha grega de Karpatos, dentro da área de responsabilidade do Egito.

A Aviação Civil da Grécia afirmou que os pilotos do voo MS804 entrou no espaço aéreo do país às 2h24 locais de hoje (21h24 de quarta-feira em Brasília), mantendo contato com a torre de controle de Atenas por 24 minutos.

O controlador que informou sobre o trajeto que o avião deveria tomar dentro do espaço aéreo da Grécia disse que o comandante do voo estava alegre e lhe agradeceu em grego.

Às 3h27 locais de hoje (21h47 de quarta-feira em Brasília), a torre de controle de Atenas tentou fazer novo contato para abordar a saída da aeronave rumo ao espaço aéreo egípcio. Apesar de fazer várias chamadas, o controlador não recebeu resposta. Então, ele disparou o alarme e o avião foi considerado como desaparecido.

Segundo Kamenos, um sinal pedindo resgate chegou dez minutos mais tarde, às 3h37 locais. Quatro minutos depois, um avião C-130 da Força Aérea da Grécia decolou para iniciar a operação de busca.

Na hora do pedido de resgate, o avião estava a 15 milhas (24 quilômetros) dentro do espaço aéreo egípcio, onde desceu de 37 mil para 15 mil pés, desaparecendo dos radares na sequência.

Dois helicópteros que ficam na ilha de Karpatos, o ponto terrestre grego mais próximo da região de busca, estão em estado de alerta, mas, por enquanto, os destroços do avião não foram encontrados. Particpam das operações dois aviões da Força Aérea da Grécia e, além disso, há um submarino pronto para entrar em ação caso seja necessário.

Segundo o ministro grego, a França anunciou que enviará um avião Falcon para auxiliar nos trabalhos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.