Ministro Mauro Vieira chega ao Japão para fechar viagem de negócios pela Ásia

  • Por Agencia EFE
  • 28/07/2015 02h09

Tóquio, 28 jul (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, iniciou nesta terça-feira uma visita de dois dias ao Japão, onde se reunirá com o chanceler do país, a última etapa de uma viagem de negócios de uma semana de duração pela Ásia.

A chegada de Vieira também ocorre em um momento no qual Brasil e Japão celebram os 120 anos de relações diplomáticas. O chanceler brasileiro foi recebido no aeroporto internacional de Narita, no nordeste de Tóquio, após ter saído do Vietnã.

O ministro deve se reunir hoje com representantes da liga parlamentar Japão-Brasil e visitar a mostra “Oscar Niemeyer: o homem que construiu Brasília” no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.

A exposição repassa a obra de um dos principais nomes da arquitetura nacional e é um dos pontos altos da agenda de atividades iniciada no Japão para comemorar os 120 anos de relação bilateral.

Pelo aspecto econômico, principal objetivo da viagem, Vieira se reunirá amanhã com o ministro da Agricultura do Japão, Yoshimasa Hayashi.

O encontro ocorre quase três semanas depois de a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, ter visitado o país asiático para conseguir a reabertura do mercado japonês à carne bovina processada, suspensa desde 2012, e in natura brasileira.

Viera fechará a jornada de amanhã em uma reunião com o ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, um encontro que encerra a visita marcada por “uma intensa agenda bilateral nos campos de ciência, tecnologia e inovação”, conforme o Itamaraty.

O chanceler brasileiro está na Ásia desde a última quarta-feira e passou nos últimos dias por Cingapura, Timor-Leste e Vietnã antes de chegar ao Japão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.