Ministros de UE se reunirão em 14 de setembro para abordar crise migratória

  • Por Agencia EFE
  • 30/08/2015 21h19

Bruxelas, 30 ago (EFE).- Os ministros de Interior e Justiça da União Europeia (UE) se reunirão de forma extraordinária no próximo dia 14 em Bruxelas para debater a crise migratória e a questão dos refugiados.

“A situação do fenômeno migratório dentro e fora da União Europeia recentemente adquiriu proporções inéditas. A fim de avaliar a situação, as ações políticas que estão sendo tomadas e para abordar os próximos passos para reforçar a resposta comunitária, o ministro luxemburguês de Imigração e Asilo, Jean Asselborn, decidiu convocar um Conselho extraordinário de ministros de Interior e Justiça da UE”, declarou o governo luxemburguês neste domingo.

Na reunião, a Agência de Controle de Fronteiras Exteriores (Frontex) da UE e o Escritório Europeu de Apoio ao Asilo (EASO) informarão os ministros comunitários sobre os fluxos migratórios. Depois, os titulares de Interior e Justiça se centrarão em analisar a programação de trabalho, em particular a política de deportações, a cooperação internacional e as medidas para prevenir o tráfico de pessoas.

Asselborn convocou o conselho extraordinário depois que os ministros de Interior de França, Alemanha e Reino Unido, Bernard Cazeneuve, Thomas de Maizière e Theresa May, pediram à presidência luxemburguesa de turno que organizasse tal encontro por conta da chegada excepcional de imigrantes e pessoas que solicitam asilo no território comunitário.

Os ministros reivindicaram a reunião para poder assim “preparar as decisões eficazmente” do próximo conselho ordinário de Justiça e Interior que será realizado nos dias 8 e 9 de outubro “e avançar concretamente em diferentes pontos”.

Os representantes dos três países destacaram a necessidade de tomar medidas imediatas para fazer frente ao desafio que constituem estes fluxos migratórios. Em particular, salientaram a urgência de instalar o quanto antes centros na Itália e na Grécia que permitam registrar os imigrantes na base Eurodac e identificar os que têm “necessidade de proteção”.

Além disso, pediram o estabelecimento de uma lista de nações de origem segura para poder completar o regime comum europeu de asilo, proteger os refugiados e garantir a efetividade das deportações dos imigrantes ilegais a seus países.

Asselborn afirmou que até a realização do conselho extraordinário em 14 de setembro ele continuará suas visitas e contatos e preparará a reunião com total participação dos parceiros da UE e as instituições comunitárias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.