Mitt Romney não concorrerá à candidatura presidencial republicana em 2016

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2015 16h10

Washington, 30 jan (EFE).- O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos em 2012, Mitt Romney, decidiu não participar da corrida para Casa Branca em 2016, segundo anunciou ele mesmo nesta sexta-feira em uma teleconferência com eleitores.

Romney, que já havia tentado, sem sucesso, ser o candidato presidencial republicano em 2008, quando foi derrotado pelo senador John McCain, disse que é o momento de o partido conservador recorrer a caras novas.

“Após um considerável tempo de reflexão sobre se devo concorrer à presidência, decidi que é melhor ceder a outros líderes no partido a oportunidade de ser o próximo candidato”, explicou o ex-governador de Massachusetts.

“Eu me dei conta que seria um desafio difícil”, confessou Romney, que durante a campanha de 2012 teve grandes problemas para conciliar suas posturas políticas do passado com o discurso exigido pelas bases mais conservadoras dos republicanos.

Romney deixou todos os analistas políticos americanos em expectativa há três semanas ao anunciar que estava considerando concorrer de novo à presidência dos Estados Unidos.

Os gestos e sinais lançados nestas últimas semanas por Romney a seus correligionários fez a maioria dos analistas pensar que concorreria uma terceira vez à presidência, apesar da dolorosa derrota sofrida diante de Barack Obama em 2012.

O pré-candidato republicano que aparece com mais força, o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, emitiu um comunicado após o anúncio de Romney no qual destacou a liderança de seu companheiro de partido durante anos.

“Embora tenha certeza que sua decisão não foi fácil, sei que Mitt Romney não deixará de trabalhar para renovar a promessa americana de progredir, apoiar a livre empresa e fortalecer a defesa nacional”, declarou Bush, que colaborou de perto com Romney durante a campanha de 2012.

“Espero poder trabalhar com ele para assegurar-me que todos os americanos tenham a oportunidade de melhorar”, acrescentou Bush, que poderia ter em Romney um importante apoio se finalmente concorrer à candidatura republicana, algo provável a julgar pela infraestrutura financeira que está preparando.

No lado democrata, tudo aponta que a ex-primeira-dama e antiga secretária de Estado, Hillary Clinton, será a candidata à presidência, apoiada por uma sólida rede de arrecadação e pesquisas que a situam como o nome mais popular. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.