Moradores voltam às casas após ameaça de rompimento de barragem na Califórnia

  • Por Estadão Conteúdo
  • 15/02/2017 10h24
EFE Risco de rompimento de barragem desaloja milhares de pessoas na Califórnia (EUA) - efe

Quase 200 mil moradores do norte da Califórnia que moram na região da maior barragem nos Estados Unidos tiveram permissão para voltar a suas casas na noite de terça-feira, após duas noites de incerteza. Eles foram alertados, no entanto, de que podem precisar deixar seus lares novamente caso os reparos feitos às pressas na estrutura da construção não sejam suficientes.

As obras de emergência podem, inclusive, sofrer seu primeiro teste ainda esta semana, quando uma série de pequenas tempestades está prevista para a região. A principal ameaça, no entanto, deve chegar nas próximas semanas, quando o volume recorde de neve que caiu este ano começar a degelar.

“Ainda existe a perspectiva de novas ordens de evacuação caso a situação mude e o risco aumente”, afirmou o xerife do condado de Butte, Kory Honea, acrescentando que os residentes da região devem permanecer vigilantes.

Na tarde de domingo, os moradores que vivem na parte de baixo da barragem de Oroville tiveram que deixar às pressas suas casas após ouvirem das autoridades, durante uma semana, que a barragem estava sólida apesar de um orifício crescente em sua estrutura, que já estava vazando água.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.