Morre Mandy Rice-Davis, uma das mulheres envolvidas no caso Profumo

  • Por Agencia EFE
  • 19/12/2014 09h10

Londres, 19 dez (EFE).- A modelo Mandy Rice-Davies, uma das mulheres no centro do caso Profumo no Reino Unido, que causou uma crise no governo conservador de Harold Macmillan no anos 60, morreu de câncer, informou nesta sexta-feira seu publicitário.

Um porta-voz da agência de relações públicas Hackford Jones disse que Mandy, de 70 anos, faleceu ontem à noite “após uma curta batalha contra o câncer”.

A família pediu “respeito a sua intimidade” e disseram que não farão mais comentários.

Mandy foi uma das mulheres do círculo de prostitutas de luxo coordenado pelo osteopata Stephen Ward, que montava festas sexuais para a aristocracia, entre as quais também estava Christine Keeler, peça-chave no escândalo Profumo.

Em 5 de junho de 1963, em plena Guerra Fria, o então ministro da Guerra, John Profumo, apresentou sua renúncia ao revelar que tinha um caso com Keeler, que também havia se envolvido com Yevgeny “Eugene” Ivanov, destacado adido naval da Embaixada soviética em Londres.

Desprestigiado, Profumo (1915-2006) deixou o governo de MacMillan após ter mentido ao parlamento sobre sua relação com a jovem, exposta em detalhes pela imprensa, entre rumores que tinha ameaçado a segurança nacional.

Embora o romance tenha durado apenas algumas semanas, as conotações políticas e as pessoas envolvidas acabaram com a carreira política do promissor conservador, que trabalhou em um centro de ajuda para pessoas sem lar do leste de Londres, o que valeu em 1975 a condecoração de Comandante do Império Britânico (CBE, sigla em inglês).

Após o escândalo, quando teve que declarar no julgamento de Ward -que acabou se suicidando-, Mandy se casou várias vezes com aristocratas e milionários de várias nacionalidades e atuou em obras teatrais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.