Morre Richard von Weizsäcker, presidente que reunificou a Alemanha

  • Por Agencia EFE
  • 31/01/2015 13h31

Berlim, 31 jan (EFE).- O ex-presidente alemão Richard von Weizsäcker (1984-1994), que afirmou que o fim da Segunda Guerra Mundial não representou a derrota da Alemanha, mas sim sua libertação, morreu neste sábado aos 94 anos de idade.

A presidência do país confirmou hoje a notícia, divulgada antes pela imprensa local. Von Weizsäcker foi um dos mais destacados e longevos chefes de Estado da Alemanha e o encarregado de assinar a reunificação do país.

O atual presidente alemão, Joachim Gauck, expressou suas condolências pela morte de “um chefe de Estado excepcional” que soube se transformou em um “exemplo moral” do país.

Nos dez anos de seu governo, Von Weizsäcker, intelectual liberal e humanista, membro de uma geração de conhecidos políticos e cientistas, ganhou a simpatia da maior parte dos cidadãos alemães e o reconhecimento da comunidade internacional.

Von Weizsäcker ficou conhecido por se posicionar sobre assuntos polêmicos na Alemanha, como o racismo, a xenofobia, o confronto com o passado nazista e a reunificação.

Entre as declarações famosas, destaca-se a de 8 de maio de 1985, em um ato comemorativo pelos 40 anos do final da Segunda Guerra Mundial, quando afirmou que a derrota nazista “representou a libertação para a Alemanha”.

O presidente da reunificação nasceu em Stuttgart em 15 de abril de 1920, mas não pôde ingressar na universidade por ter sido convocado para integrar o exército alemão na Segunda Guerra.

Terminado o confronto, estudou Direito e História. Depois, em 1954, ingressou na União Democrata-Cristã (CDU, partido da chanceler Angela Merkel.

Eleito prefeito de Berlim ocidental em 1981, deixou o cargo três anos depois para concorrer à presidência.

Durante o seu governo, ocorreram a queda do Muro de Berlim e a posterior reunificação alemã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.