Morte de Fidel é como a morte de um irmão mais velho, diz Lula

  • Por Estadão Conteúdo
  • 26/11/2016 12h34
BOG02. BOGOTÁ (COLOMBIA), 24/11/2016.- Fotografía de archivo del 26 de septiembre de 2003 donde se ve al religioso brasileño Frei Betto (i) junto al expresidente de Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (c) y al líder cubano Fidel Castro (d) en el aeropuerto José Martí en La Habana (Cuba). Una biografía que será lanzada la próxima semana desnuda a Frei Betto, el polémico fraile dominico brasileño que luchó contra la dictadura en Brasil, lideró el programa contra el hambre de Luiz Inácio Lula da Silva y convirtió en libro sus largas conversaciones sobre religión con Fidel Castro. EFE/Alejandro Ernesto EFE/Alejandro Ernesto Frei Betto

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em nota, que a morte de Fidel Castro é como a perda de um irmão mais velho, de um “companheiro insubstituível”. “Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruiz”, disse ele, em nota à imprensa.

Lula lembra que conheceu Fidel pessoalmente, em julho de 1980, em Manágua, durante as comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista. “Mantivemos, desde então, um relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos”, ressaltou.

De acordo com ele, para os povos do continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente os homens e mulheres de sua geração, Fidel foi “sempre uma voz de luta e esperança”. Afirmou ainda que o espírito combativo e solidário de Fidel animou “sonhos de liberdade, soberania e igualdade”.

Segundo Lula, mesmo nos “piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações, a bravura de Fidel e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania”.

“Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo. Hasta siempre, comandante, amigo e companheiro Fidel Castro”, concluiu Lula, que não informou se irá ao funeral do líder cubano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.