Motim em presídio mata entre 30 e 50 pessoas no México

  • Por EFE
  • 11/02/2016 15h51
MEX01. MONTERREY (MÉXICO), 11/02/2016.- Familiares de los reos del penal de Topo Chico de Monterrey, en el estado de Nuevo León (México), reclaman información tras el motín registrado la madrugada de hoy, jueves 11 de febrero de 2016, donde la cifra de muertos asciende a cerca de sesenta, informaron hoy a Efe dos trabajadores de la cárcel desde el interior del presidio. Las autoridades locales convocaron una rueda de prensa a las 08.00 (14.00 GMT) pero al parecer el motivo del incidente fue un intento de fuga organizado por los presos que pertenecen al grupo criminal Los Zetas después de que se les quitará el control interno que mantenía en el recinto penitenciario. EFE/Miguel Sierra EFE/Miguel Sierra Familiares de presos de Topo Chico em Monterrey

Entre 30 e 50 pessoas morreram nesta quinta-feira em um motim no presídio mexicano de Topo Chico, em Monterrey, no estado de Nuevo León, segundo a imprensa local.

Até o momento, as autoridades estatais não divulgaram informação sobre o número de mortos, entre os quais poderia haver réus e funcionários, e de feridos durante o motim que foi agravado por um incêndio.

Aparentemente, o motim teve sua origem em uma tentativa de fuga, quando um grupo de presos provocou um incêndio para distrair os guardas do presídio enquanto outros reclusos fugiam.

Meios de imprensa locais asseguram que vários internos conseguiram fugir, embora se ignora o número concreto.

O motim começou de madrugada na prisão, a mais antiga do estado de Nuevo León, e três horas depois as autoridades tentavam controlá-lo com uma forte presença policial, que incluiu membros do Exército, da Força Civil e da Polícia de Monterrey, cidade onde fica o centro.

Segundo testemunhas citadas pela imprensa, no parte de fora da cadeia foram escutadas explosões, assim como gritos dos internos, enquanto as forças de segurança rodearam o local e fecharam os acessos para evitar uma fuga em massa de presos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.