Muhammadu Buhari é empossado como novo presidente da Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2015 10h04

Lagos, 29 mai (EFE).- O recém eleito presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, foi empossado nesta sexta-feira no cargo em uma histórica cerimônia realizada na capital do país, Abuja, já que é a primeira vez que um partido da oposição, neste caso o Congresso de Todos os Progressistas (APC, na sigla em inglês), assume o poder.

Buhari, general reformado de 72 anos que liderou o país entre 1983 e 1985 após realizar um golpe de estado, foi empossado pelo presidente do Tribunal Supremo da Nigéria, Mahmoud Mohammed, enquanto segurava um Corão, e jurou respeitar a Constituição e as leis do país.

Após a saudação protocolar com 21 salvas de tiros, o já empossado presidente da Nigéria subiu em um carro cerimonial conversível para passar entre as milhares de pessoas que tinham se deslocado até a praça da Águia de Abuja, onde são realizados todos os eventos de importância nacional.

A posse de Buhari coincidiu com as celebrações do Dia da Democracia, instituído em 1999 quando a Nigéria pôs fim a 15 anos de regimes militares, entre eles o de Buhari, e começou um novo período de democracia.

Participaram da cerimônia personalidades políticas de todo o mundo, entre as quais se destacaram o Secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry.

O novo presidente da Nigéria enfrenta agora vários desafios: acabar com a insurgência do Boko Haram, lutar contra o desemprego – de 50% entre os jovens – e combater a corrupção no governo e as administrações públicas são suas prioridades e as razões pelas quais muita gente votou nele.

Buhari venceu com facilidade as eleições do dia 28 de março, realizadas com seis semanas de atraso pela decisão do governo anterior de priorizar a luta contra o grupo islamita Boko Haram, que na época controlava grandes extensões do país.

Após a vitória de Buhari, e apesar de muitos analistas terem temido uma nova explosão de violência pós-eleitoral como o de 2011, Goodluck Jonathan aceitou os resultados e ligou para seu rival para felicitá-lo pela vitória. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.