Mujica é aclamado e aplaudido em sua despedida como presidente do Uruguai

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2015 22h29

Montevidéu, 27 fev (EFE).- Uma multidão compareceu nesta sexta-feira à Praça da Independência de Montevidéu para se despedir – entre elogios, cânticos e aplausos – do presidente do Uruguai, José Mujica, em seu último ato oficial, o arreamento do pavilhão nacional.

Esta cerimônia, tradicional e protocolar, representa a entrega simbólica ao presidente em fim de mandato da bandeira uruguaia que tremulou na sede da presidência durante toda a legislatura.

Acompanhado pelo presidente eleito, Tabaré Vázquez, que assumirá no domingo, Mujica foi aclamado por centenas de pessoas que mostraram seu reconhecimento ao líder.

“Querido povo, obrigado, obrigado por seus abraços, críticas, carinho e, principalmente, obrigado por seu profundo companheirismo cada uma das vezes que me senti sozinho em meio à presidência”, disse Mujica em seu discurso.

“Não duvidem que se tivesse duas vidas as gastaria inteiras para ajudar suas lutas, porque é a forma mais grandiosa de amar a vida que pude encontrar ao longo de meus quase 80 anos”, acrescentou, arrancando lágrimas de boa parte do público.

Foram os momentos mais emotivos de um discurso no qual recordou sua infância e adolescência e a evolução do Uruguai ao longo dos anos em paralelo a eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial e a guerra civil espanhola.

Como tinha anunciado previamente, Mujica quis com suas palavras fazer com que este ato de despedida fosse uma homenagem ao povo uruguaio.

“Quando desça o estandarte tentarei na medida do possível simbolizar um abraço de agradecimento naqueles que nos acompanham e fazer um convite humilde para que apoiem com toda a força, pela sorte do país, o governo que vem”, disse horas antes em seu discurso na emissora de rário “M24”.

Durante a cerimônia de hoje, uma nuvem de fotógrafos e cinegrafistas rodeou Mujica e registrou também a emoção do público, que levou vários cartazes e até mesmo máscaras com o rosto do ex-guerrilheiro tupamaro.

“Nós o adoramos, é um exemplo para todo o Uruguai. É um homem único”, disse à Agência Efe uma senhora presente à despedida de Mujica na Praça da Independência. EFE

rfg/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.