Mundo celebra neste domingo os 25 anos da queda do Muro de Berlim

  • Por Carlos Aros/Jovem Pan
  • 08/11/2014 10h04

No dia 9 de novembro de 1989, Günter Schabowski, funcionário do partido comunista da República Democrática Alemã, anunciou a mudança na lei que restringia viagens ao exterior a cidadãos da Alemanha Oriental.

O comunicado reverberou entre os alemães que foram às ruas e iniciaram a derrubada do muro e encerrou a divisão do país, que já durava 28 anos.

Hoje a Alemanha é um país bem diferente. Fortalecido social, politica e economicamente, como destaca a embaixadora do Brasil em Berlim, Maria Luiza Ribeiro Viotti. “É um país integrado. Um país que dá uma contribuição em termos de procurar soluções pacificas para os problemas internacionais”, afirma.

“Berlim tem um movimento cultural muito intenso, há um sentido de vanguarda social muito forte. A minha sensação é de que a Alemanha continuará a ser referência em termos de economia e política, além de presença forte e positiva no cenário internacional”.

Ao longo deste final de semana diversos eventos, em todo o mundo, celebram os 25 anos da queda do Muro de Berlim.

Na capital alemã, por exemplo, milhares de balões brancos reconstroem o traçado do muro numa estrutura que foi batizada como “Fronteira da Luz”.  

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.