Na manhã, França tem comparecimento às urnas abaixo de eleição passada

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 07/05/2017 10h43
YV957. Le Touquet (France), 07/05/2017.- French presidential election candidate for the 'En Marche!' (Onwards!) political movement, Emmanuel Macron (C) waves to people after voting in the second round of the French presidential elections in Le Touquet-Paris-Plage, northern France, 07 May 2017. (Elecciones, Francia) EFE/EPA/YOAN VALAT EFE/EPA/YOAN VALAT Candidato a presidente da França Emanuelle Macron saúda partidários após votar neste domingo no 2º turno em Le Touquet-Paris-Plage

O Ministério do Interior da França informou que o comparecimento de eleitores às urnas no segundo turno das eleições presidenciais no País está até o momento levemente abaixo daquele registrado no último pleito, em 2012. Até o meio dia deste domingo no horário local (7h em Brasília), uma parcela de 28,23% dos eleitores havia depositado seu voto. Há cinco anos, o comparecimento até a metade do dia era de 30,66%.

O correspondente Jovem Pan na Europa Ulisses Neto analisa as expectativas na véspera da eleição presidencial francesa. Ouça AQUI.

Os franceses vão às urnas neste domingo para decidir quem será o presidente numa disputa de segundo turno entre o candidato independente Emmanuel Macron e a populista de extrema direita Marine Le Pen.

Macron é apontado como favorito pelas pesquisas, mas analistas consideram que um menor comparecimento às urnas tende a beneficiar Le Pen, cujos apoiadores são vistos como mais comprometidos e mais dispostos a se deslocarem para votar.

A votação se iniciou às 8h do horário local (3h em Brasília) sob a observação de 50 mil membros de forças de segurança, encarregados de impedir ataques terroristas. Projeções e os primeiros resultados oficiais devem estar disponíveis depois que as últimas urnas fecharem, a partir das 20h em Paris (15h em Brasília).

Os dois candidatos já votaram nesta manhã em Paris. Le Pen votou em Henin-Beaumont, uma pequena cidade ao norte comandada pelo seu partido, a Frente Nacional. Não houve incidentes durante a passagem da candidata pela estação de votação. Pouco antes, grupos de ativistas feministas foram detidas depois de estenderem um grande cartaz contrário à candidata de extrema direita na frente de uma igreja.

Já Macron votou na cidade costeira de Le Tourquet. O ex-ministro da economia sorriu e brincou com um cachorro ao deixar sua casa de verão na região de resort à beira-mar. Ele cumprimentou eleitores antes de entrar na estação de votação com sua esposa. Fonte: Associated Press.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.