“Não” à independência lidera com 52% após apuração de 10 dos 32 distritos

  • Por Agencia EFE
  • 23/09/2014 22h53

Edimburgo (R.Unido), 19 set (EFE).- O “não” à independência da Escócia supera o “sim” com 52% dos votos, após o término da apuração em 10 dos 32 distritos eleitorais e à espera dos resultados nas regiões de maior tamanho como Glasgow e Edimburgo.

O “sim” à independência somou por enquanto 48% dos votos no referendo realizado na quinta-feira na Escócia, com um censo eleitoral de 4,3 milhões de pessoas.

Desses dez distritos, apenas dois, Dundee e West Dunbartonshire, deram a vitória à campanha separatista enquanto os oito restantes foram dominados pelos unionistas.

A participação no referendo de independência realizado na Escócia foi de cerca de 85%, em níveis recorde, segundo estimativas da emissora pública “BBC”.

Em algumas das 32 circunscrições escocesas a assistência dos eleitores às urnas se aproximou a 90% apesar de na maior delas, Glasgow, com cerca de meio milhão de eleitores, ter caído para 75%.

A expectativa era que a participação no referendo fosse em massa, depois que 97% do censo eleitoral escocês se registrou para votar em uma consulta que decidirá se a Escócia declarará sua independência do Reino Unido.

Após o fechamento dos colégios eleitorais na Escócia às 21h locais de quinta-feira (18h de Brasília), uma enquete da empresa YouGov previu uma vitória do “não” por oito pontos, com 54% contra 46%.

A expectativa é que por volta das 6h locais desta sexta-feira (3h de Brasília), segundo a estimativa da Comissão Eleitoral escocesa, se possa anunciar o resultado final do referendo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.