Não houve “espaço para oposição” nas eleições do Uzbequistão, segundo OSCE

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2015 08h11

Moscou, 30 mar (EFE).- As eleições presidenciais realizadas no domingo no Uzbequistão “não deixaram espaço para a oposição” e portanto “não houve concorrência”, denunciou hoje a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

“Observamos que as eleições foram realizadas em um espaço controlado, sem lugar para a oposição, e com a presença predominante do atual presidente (Islam) Karimov. Em essência, não houve concorrência”, disse na capital Taskent a chefe da missão de observadores da OSCE, Tana de Zulueta.

Mais de doze horas após o fechamento das zonas eleitorais, a Comissão Eleitoral Central (CEC) do Uzbequistão ainda não divulgou os resultados preliminares da votação, que contou com a participação de 91,01% da população.

A autoridade eleitoral local disse que os resultados preliminares serão informados nesta tarde.

Zulueta ressaltou que a avaliação final do processo eleitoral dependerá da contagem e anúncio dos resultados da jornada, assim como a atenção que a CEC dará às queixas e denúncias sobre o processo.

Além de Karimov, de 77 anos e no poder há mais de 20 anos, concorreram nas eleições outros três candidatos: Jatmayon Ketmonov, do Partido Popular Democrático; Akmal Saidov, do Partido Nacional Democrático; e Narimom Umarov, do Partido Social-Democrata.

Esta é a quarta vez que Karimov concorre à presidência, um antigo comunista que em 1991 obteve 87,1% dos votos; em 2000, ficou com 95%; e em 2007, alcançou 90,77%.

O presidente uzbeque é um muçulmano sunita e ferrenho defensor do caráter laico do Estado. Além disso, Karimov se considera um grande opositor do fundamentalismo islâmico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.