Nebraska se transforma no 19º estado americano a abolir a pena de morte

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2015 20h07

Austin (EUA), 27 mai (EFE).- A assembleia legislativa do Nebraska, nos Estados Unidos, aprovou nesta quarta-feira a abolição da pena de morte no estado, com 30 votos a favor e 19 contra, o suficiente para derrubar o veto imposto pelo governador Pete Ricketts.

Os promotores da iniciativa precisavam exatamente de 30 votos para superar o veto imposto nesta terça-feira por Ricketts, cuja campanha de pressão conseguiu que dois dos senadores que inicialmente tinham apoiado a abolição voltassem atrás.

“Hoje estamos votando algo que está acima de mim, que está acima deste estado e desta Legislatura”, disse durante seu discurso o senador independente Ernie Chambers, que durante 40 anos tentou abolir a pena de morte com sua atuação no Capitólio de Lincoln (Nebraska).

Os senadores que apoiaram Chambers, muitos deles pertencentes a uma nova geração de republicanos, questionaram a vigência da pena de morte por motivos religiosos e pelas dificuldades de Nebraska para aplicá-la, uma vez que nenhum preso foi executado desde 1997.

Também questionaram a possibilidade de que haja inocentes que sejam executados e defenderam a prisão perpétua como alternativa à pena de morte.

“Podemos trancar estas pessoas pelo resto de suas vidas. É preferível à pena de morte”, disse o senador Al Davis, a quem sua colega Joni Craighead respondeu: “A prisão perpétua é uma mudança benéfica demais para eles”.

Com a decisão tomada hoje, Nebraska se transforma no 19º estado americano a abolir a pena capital nos Estados Unidos, um castigo que continua sendo legal nos outros 31, embora em dez destes estejam regidas por moratórias.

A abolição em Nebraska é especialmente significativa, já que se trata do primeiro estado considerado conservador a tomar uma decisão deste tipo em mais de 40 anos, e acontece no momento no qual a pena de morte está sendo mais questionada do que nunca. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.