Nepalês Sushil Koirala é o novo líder mais “pobre” do mundo

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2014 06h24

Manesh Shrestha.

Katmandu, 16 abr (EFE).- Com três telefones celulares como toda propriedade, o primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala, é o líder mais “pobre” do mundo, posição que era ocupada até agora pelo presidente do Uruguai, José Mujica.

Koirala, de 74 anos e solteiro, foi nomeado primeiro-ministro em fevereiro após uma vida dedicada à política sem ter ocupado nenhum posto em uma administração.

Ao contrário de alguns de seus colegas de governo, milionários em alguns dos países mais pobres do planeta, Koirala não tem casa própria e nem carro.

De fato, um de seus três telefones celulares não funciona, de acordo com os dados divulgados no site do governo nepalês, país que obriga seus políticos a declarar seus ativos financeiros.

A única posse declarada por Mujica é um Volkswagen fusca com mais de 20 anos avaliado em US$ 1,9 mil, embora no ano passado tenha adquirido um iPad.

“Ele nem sequer tem uma conta de banco”, disse à Agência Efe Prakash Adhikari, porta-voz do primeiro-ministro nepalês, que acrescentou que após ocupar o posto, foi discutida a possibilidade de abrir uma conta para poder receber seu salário como líder.

“Seu salário é pago em dinheiro”, afirmou Adhikari.

Conhecido em seu país por seu estilo de vida simples, Koirala vivia com um sobrinho em um apartamento alugado em Katmandu até que em 2010 foi nomeado presidente do Partido do Congresso do Nepal, a legenda política mais antiga da nação do Himalaia.

“Quando se tornou presidente de seu partido, se mudou para uma casa maior para realizar reuniões ali”, explicou à Agência Efe Shekhar Koirala, sobrinho do líder.

De acordo com Shekhar, a nova casa foi paga por seu partido político, enquanto o governo arca com as despesas médicas derivadas de várias viagens aos Estados Unidos para se tratar de um câncer.

Koirala inclusive devolveu US$ 650 que recebeu para gastos em alimentação por participar de uma conferência internacional em Mianmar.

O líder, que agora se aloja na residência oficial, se desloca na capital em um carro emprestado por seus seguidores, enquanto quando viaja para fora de Katmandu, membros locais de seu partido lhe proporcionam veículos.

Um dos seis filhos de um empreiteiro florestal, Koirala herdou terras agrárias nas férteis regiões do sudoeste e sudeste do país, na fronteira com a Índia.

“Mas deu aos seus irmãos. Nunca lhe interessaram as posses materiais”, disse Shekhar.

Até agora o presidente do Uruguai, José Mujica, era considerado pela imprensa como o líder mais “pobre” por seu estilo de vida austero.

Mujica, de 78 anos, vive em uma humilde fazenda, sem segurança e doa quase todo seu salário ao Plano Juntos que criou para a construção de casas destinadas a famílias pobres.

Além de vidas austeras longe dos luxos, Koirala e Mujica compartilham um tumultuoso passado com passagens por prisões por suas atividades políticas.

Se o uruguaio esteve preso em duras condições antes e durante a ditadura (1973-1985) por integrar o movimento guerrilheiro Tupamaro, Koirala passou três anos em prisões indianas e nepalíes por seu envolvimento no sequestro de um avião em meados dos 70.

O nepalês passou 18 anos de exílio na vizinha Índia devido a seu ativismo político quando seu país era governado por um rei autoritário e os partidos políticos eram proibidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.