Nigéria acredita que está “muito perto” da libertação de meninas sequestradas

  • Por Agencia EFE
  • 21/10/2014 14h38

Berlim, 21 out (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Aminu Wali, disse nesta terça-feira que está muito confiante que a libertação das mais de 200 meninas sequestradas há seis meses pelo grupo terrorista Boko Haram vai acontecer “em um futuro muito próximo”.

Em uma entrevista coletiva para a imprensa em Berlim, depois de se reunir com o chefe da diplomacia alemã, Frank-Walter Steinemer, o ministro nigeriano não quis antecipar datas concretas, mas se mostrou esperançoso.

Steinmeier também expressou sua crença de que a libertação das meninas será possível depois que na última sexta-feira o Exército da Nigéria selou um acordo para um cessar-fogo com o Boko Haram.

O ministro alemão deve viajar para a Nigéria na próxima semana junto com o titular de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius.

O governo dos Estados Unidos confirmou ontem o acordo de cessar-fogo entre o Exército nigeriano e o Boko Haram, mas relatou que ainda está negociando para conseguir um acordo para libertar as meninas.

Fontes do governo nigeriano disseram à Agência Efe há poucos dias que a entrega das meninas poderia acontecer ainda esta semana no Chade, país que sediou as negociações com o grupo terrorista.

O sequestro aconteceu no dia 14 de abril em uma escola de Chibok, no estado de Borno, no norte da Nigéria, quando mais de 200 menores foram raptadas em plena noite por cerca de 50 terroristas armados que as levaram de suas aldeias em várias caminhonetes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.