Nobel de Física é concedido a pesquisadores japonês e canadense

  • Por Jovem Pan
  • 06/10/2015 07h36
EFE Nobel de Física é concedido a pesquisadores japonês e canadense

O Prêmio Nobel de Física foi concedido nesta terça-feira (6) ao japonês Takaaki Kajida e ao canadense Arthur B. McDonald por seus trabalhos sobre os neutrinos, partículas elementares.

O júri sueco premiou os dois pesquisadores “pela descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que as partículas têm massa”, o que permite compreender o funcionamento interno da matéria e, dessa forma, conhecer melhor o universo.

Os pesquisadores dividem os 8 milhões de coroas suecas (US$ 963 mil) do prêmio. O estudo de neutrinos que são produzidos pelo Sol, se deslocam no espaço e atravessam a terra como fantasmas foi sempre cercado de mistérios antes dos estudos. Físicos acreditavam que essas partículas, que existem em três tipos diferentes, estavam sumindo durante a trajetória, já que boa parte delas não estava sendo detectada.

Kajita trabalhou na Colaboração Super-Kamiokande, no Japão, McDonald trabalhou na Colaboração do Observatório de Neutrinos de Sudbury, no Canadá.

Os resultados dos experimentos de detecção demonstraram não apenas que os neutrinos mudam de identidade durante sua trajetória do Sol à Terra, mas também que eles possuem massa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.