Norte do Haiti sofre inundações com o avanço do furacão Irma

  • Por EFE
  • 07/09/2017 20h54
EFE/Jean Marc Herve Abelard Furacão Irma, de categoria 5, deve devastar o Haiti, um ano após a passagem do Furacão Mathew

O norte do Haiti começou nas últimas horas a sentir os efeitos do furacão Irma, de categoria 5, que afeta a região com fortes chuvas e ventos causando inundações e interditando estradas, segundo dados do Ministério do Interior haitiano.

As autoridades locais reportaram inundações em várias comunidades de Ouanaminthe, na fronteira entre o Haiti e a República Dominicana, assim como na estrada que conecta o Departamento Norte ao Departamento Centro do país.

Os serviços de emergência continuam a evacuar pessoas que moram perto do litoral da cidade de Cabo Haitiano, enquanto na capital também são sentidos os efeitos do fenômeno meteorológico que, segundo as previsões, se estenderão por todo o território haitiano.

No Haiti, os departamentos Norte, Nordeste, Noroeste, Artibonite e Centro estão sob a ameaça de Irma, que deixará abundantes chuvas em Cabo Haitiano (Norte).

Diante da chegada do furacão, o presidente haitiano, Jovenel Moise, disse na noite de quarta-feira que o governo está preparado para responder.

“Estamos mobilizados e há recursos disponíveis para responder às emergências”, considerou. O presidente acrescentou que o furacão Irma é um fenômeno muito forte, “mas que está sendo feito todo o possível para que os danos sejam mínimos”.

As autoridades do Haiti evacuaram nas últimas horas cerca de 800 crianças de 26 orfanatos situados em regiões vulneráveis a inundações.

Apesar das declarações do governo, muitas pessoas no Haiti se queixam da falta de informação e de acesso aos albergues, onde em muitos deles não há nem comida nem água.

O Haiti enfrenta a chegada de Irma menos de um ano após Matthew, um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson que devastou uma parte do país em outubro de 2016, deixando pelo menos 573 mortos, milhares de afetados e inúmeros danos, evidenciando a vulnerabilidade haitiana perante os fenômenos naturais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.