Nova York confirma realização de maratona no domingo com segurança reforçada

  • Por EFE
  • 01/11/2017 17h07
EFE/JUSTIN LANE Ataque terrorista deixou oito mortos no sudoeste de Manhattan, em Nova York Sayfullo Saipov, imigrante uzbeque de 29 anos que chegou aos Estados Unidos em março de 2010, atropelou dezenas de pessoas e matou oito delas, no sudoeste de Manhattan

As autoridades de Nova York anunciaram nesta quarta-feira que não cancelarão a maratona marcada para domingo na cidade, e reforçarão as medidas de segurança após o ataque terrorista de terça-feira (31).

Sayfullo Saipov, imigrante uzbeque de 29 anos que chegou aos Estados Unidos em março de 2010, atropelou dezenas de pessoas e matou oito delas, das quais cinco eram argentinas.

Em entrevista coletiva convocada hoje para dar detalhes sobre as investigações, o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, confirmou que a prova de atletismo acontecerá como estava programado.

Carlos Gomez, um dos chefes policiais de Nova York, afirmou que a maratona deve contar com a participação de 52.000 corredores e ser acompanhada pelas ruas da cidade por 2,5 milhões de pessoas.

“Será um evento muito seguro”, garantiu Gómez, que acrescentou que as medidas de segurança serão reforçadas com disposições especiais nunca utilizadas para este tipo de competição esportiva.

Entre as medidas extraordinárias se inclui a ampliação do número de veículos que bloquearão o acesso à rota da maratona, para evitar eventos como o atentado de terça-feira.

Este tipo de veículo costuma ser utilizado em Nova York para garantir a segurança de festa como a de final do ano em Times Square.

Também serão utilizados franco-atiradores e equipes policiais dotadas com armas especiais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.