Nove ataques ocorreram em apenas 40 minutos em Paris

  • Por Jovem Pan
  • 14/11/2015 12h12
EFE Ruas da cidade de Paris estão sendo interditadas pela polícia e pelo Corpo de Bombeiros

O correspondente Jovem Pan em Londres, Ulisses Neto, acompanha as notícias na Europa sobre os atentados terroristas em Paris, na França, na noite desta sexta (13). Ele destaca que nove eventos ocorreram em um intervalo de apenas 40 minutos (veja abaixo), o que demonstra que houve uma grande coordenação e planejamento do Estado Islâmico, autor dos ataques. Ao menos 128 pessoas morreram e 192 estão feridos (79 em estado grave). Oito terroristas morreram; sete eram homens-bomba. 

Os principais alvos eram pontos comuns da cidade, não locais turísticos. A pergunta que se faz é: Como proteger a cidade inteira? As forças de vigilância francesas não conseguiram monitorar previamente a presença dos extremistas. O presidente François Hollande deve ser cobrado em relação a isso. Na Inglaterra, outro país europeu que apoia militarmente as ações na Síria, há a presença muito grande de extremistas, mas serviços de inteligência fazem prisões e descobrem novos grupos quase todo mês.

As autoridades francesas decidiram fechar neste sábado (14) todas todos os espaços públicos de Paris: museus, a Torre Eiffel, piscinas e parques públicos, bibliotecas, mercados e a Eurodisney. As escolas, que costumam abrir aos sábados no país, também não tiveram aula. A Eurostar, porém, que liga Londres e Paris, e aeroportos e estações de trem da cidade estão abertos. Em Paris, contudo, há recomendações para que as pessoas tentem remarcar suas viagens. Isso está sendo feito pelas companhias aéreas do país sem nenhuma cobrança de taxa. Voos do Brasil para a França estão mantidos, informou a Infraero.

Minuto a minuto, veja como foi coordenada a ação, que começou às 18h20 no horário de Brasília (21h20 no fuso francês):

21h20 – primeira explosão no Estade de France – Saint Dennis

21h25 – primeiro tiroteio na Rue Bichat

21h29 – Tiroteio na avenida próxima à Place la Republique

21h30 – Segunda explosão no Estade de France – Saint Dennis

21h38 – Tiroteio na Rue de Charonne

21h43 – Explosão no Boulevard Voltaire

21h49 – Tiroteio e explosões na casa de espetáculos Bataclan, com reféns sendo feitos

21h53 – Terceira explosão no estade de France

22h – Boulevard Beaumarchais

 Repercussão

François Hollande reconheceu a autoria dos atentados como do Estado Islâmico, revelando que as investigações do serviço de inteligência francês apontaram para isso. Ele decretou três dias de luto. O ministro do exterior da Rússia Sergei Lavrov disse que não faz sentido o mundo se mobilizar e que é preciso aumentar os ataques contra esse grupo terrorista na Síria.

Já em Londres, na Inglaterra, ocorreu reunião de emergência com o premiê David Cameron para garantir a segurança do país e garantir a caça desses terroristas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.