Novo secretário-geral da OEA se compromete a buscar integração plena de Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2015 22h23

Washington, 26 mai (EFE).- O novo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, se comprometeu nesta terça-feira a buscar a integração plena de Cuba no organismo, após a derrubada de sua suspensão em 2009 e em um contexto de aproximação histórico entre a ilha e os Estados Unidos.

“A OEA deve enterrar a Guerra Fria com o retorno de Cuba, isso requer um esforço da organização e um esforço de Cuba também”, disse o ex-chanceler do Uruguai em uma conversa com jornalistas após tomar posse de seu cargo.

Almagro, que situou a volta de Cuba à OEA como uma das prioridades de seu mandato, fez uma menção específica a esta questão em seu discurso de posse, no qual ressaltou o “ponto de inflexão” marcado pela participação de Havana este ano pela primeira vez em uma Cúpula das Américas, no Panamá.

“A inclusão de Cuba (na Cúpula), junto às renovadas relações bilaterais com os Estados Unidos, abre um leque de distensão de efeito benéfico para todo o hemisfério”, declarou Almagro perante o Conselho Permanente da OEA em sua sede de Washington.

“Trabalharemos para que Cuba possa integrar-se plenamente à OEA, obviamente levando em conta a necessidade de respeitar tempos e processos”, acrescentou.

Cuba até agora não mostrou interesse em reintegrar-se ao organismo, ao que se uniu desde sua criação em 1948 e do qual foi suspenso em 1962 após o triunfo da Revolução liderada por Fidel Castro devido a sua adesão ao marxismo-leninismo no marco da Guerra Fria entre o bloco capitalista liderado pelos EUA e o comunista dirigido pela União Soviética. EFE

cg/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.