Novo terremoto de 6,7 graus na escala Richter atinge o Nepal

  • Por Agência EFE
  • 26/04/2015 07h11
EFE Terremoto no Nepal

O Nepal viveu neste domingo um novo terremoto de 6,7 graus na escala Richter, 25 horas depois do terremoto de 7,8 graus que deixou ao redor de 2.000 mortos e 5.000 feridos no país asiático.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que a réplica teve seu epicentro a 81 quilômetros a leste da capital nepalês.

O tremor foi sentido em Nova Délhi, em praticamente todo o norte da Índia e em Bangladesh.

De acordo com o USGS, desde que ontem o terremoto de 7,8 atingiu o coração do país do Himalaia aconteceram 35 réplicas mas esta é a mais forte de todas as registradas.

Segundo a imprensa local no Nepal, após a réplica de grande potência aconteceram cenas de pânico com gente correndo rumo ao centro das ruas para se proteger de possíveis quedas de edifícios.

Vítimas

Os mortos no terremoto do sábado no Nepal já chegaram a 2.357 e os feridos passam de seis mil, divulgou neste domingo o Ministério do Interior do governo.

Um terremoto de 7,8 graus na escala Richter devastou ontem grande parte do vale central do Nepal, deixando imóveis destruídos, estradas destroçadas e deixando a região sem luz e sem comunicação.

Só na capital, Katmandu, há mais de mil de mortos, segundo fontes oficiais.

O Nepal despertou hoje consternado pela magnitude do terremoto e concentrado na tarefa de recuperação das vítimas, após uma noite que boa parte dos moradores da capital optou por passar na rua por medo de novos tremores.

As quase 40 réplicas do terremoto desde ontem deram hoje um susto. O forte tremor de 6,7 graus na escala Richter, com epicentro a cerca de 80 quilômetros da capital nepalesa, também foi sentido no norte da Índia e em Bangladesh.

Esses dois países também registraram 51 e um mortos, respectivamente. A China completa a lista de nações fora do Nepal que tiveram vítimas por causa do terremoto, 17 mortos.

O terremoto de ontem é o sismo de maior intensidade em quase 80 anos no país e o pior registrado na região em uma década. Em 2005 um terremoto causou uma tragédia de grandes dimensões na Caxemira, com um balanço de mais de 84 mil mortos. 

Monte Everest

O governo do Nepal recuperou os corpos de 22 pessoas que morreram na avalanche que aconteceu no sábado na rota de acesso ao Everest após o terremoto de 7,8 graus, e afirmou que há pelo menos 217 desaparecidos.

O secretário adjunto de Turismo, Suresh Acharya, citado pela imprensa local, indicou que 32 pessoas foram resgatadas na região e 29 estão sendo tratadas no hospital na cidade de Lukla, próxima ao Everest.

Segundo a informação oficial o deslizamento arrasou um ponto de descanso de montanhistas e guias.

O Ministério do Turismo indicou ontem que pelo menos uma dezena dos montanhistas mortos são estrangeiros, mas até agora não deu mais detalhes.

Fontes desse Ministério indicaram hoje que há pelo menos 51 feridos, 41 deles em estado grave.

O montanhista espanhol Javier Camacho contou hoje à Agência Efe que pelo menos 40 pessoas foram retiradas em helicópteros do campo base em que estão.

Segundo Camacho, a situação no campo base é “tensa” porque muitos montanhistas são “presa do pânico” diante das notícias de possíveis novas réplicas.

O terremoto do sábado no Nepal, de 7,8 graus no escala Richter, já deixou mais de 2.00 mortos e seis mil feridos, a pior tragédia do país em décadas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.