Novos bombardeios da coalizão atingem posições dos houthis em Sana e Saada

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2015 05h50

Sana, 27 mar (EFE).- A coalizão liderada pela Arábia Saudita efetuou nesta sexta-feira outras cinco incursões aéreas contra posições do movimento iemenita dos houthis na capital Sana e na província setentrional de Saada, bastião dos rebeldes.

Segundo pôde constatar a Agência Efe, os bombardeios em Sana e seus arredores tiveram como principais alvos os quartéis das forças de reservistas, antiga Guarda Republicana, leais aos houthis.

Também foi bombardeado o complexo presidencial, em poder do grupo rebelde xiita, que já havia sofrido com o impacto dos bombardeios na quinta-feira.

O sul da capital foi alvo de outro ataque aéreo, lançado contra a área de Sanaa, próxima ao bairro de Hada, onde se encontra a maioria das embaixadas.

Em Saada, que está sob o controle dos houthis desde 2010, os aviões bombardearam o mercado da cidade de Qutaf al Boqa, perto da fronteira com a Arábia Saudita.

Testemunhas explicaram à Efe que o ataque deixou vítimas civis, mas não puderam precisar um número.

A Arábia Saudita, à frente de uma coalizão de dez países (Kuwait, Catar, Emirados, Bahrein, Egito, Jordânia, Marrocos, Sudão e Paquistão) lançou na quinta-feira uma ofensiva com o objetivo de conter o avanço das milícias xiitas, que cercavam o presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, na cidade de Áden.

O porta-voz da operação militar, o general saudita Ahmed al Asiri, assegurou ontem que não planeja uma operação terrestre no Iêmen, mas não descartou essa opção “em caso de necessidade”.

O comandante acrescentou que os bombardeios se dirigem principalmente contra as bases militares aéreas e as posições das baterias antiaéreas em poder dos rebeldes houthis, que contam com o respaldo do Irã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.