Novos ministros e governadores da Arábia Saudita juram cargos

  • Por Agencia EFE
  • 01/02/2015 16h48

Riad, 1 fev (EFE).- Os novos ministros e governadores da Arábia Saudita juraram seus cargos neste domingo diante do recém-coroado rei saudita, Salman bin Abdul Aziz al Saud, que anunciou há dois dias uma remodelação do Executivo e de outras instituições.

Em discurso após a posse, o rei ressaltou sua confiança nos novos representantes e se disse esperançoso que a Arábia Saudita mantenha “prosperidade, estabilidade e unidade”, e sirva “a seus cidadãos e ao islã”.

De acordo com as emendas, anunciadas em 30 de janeiro, o monarca presidirá o governo, enquanto o príncipe herdeiro, Moqren bin Abdelaziz, e o vice-príncipe herdeiro, Mohammed bin Nayef, serão o primeiro e o segundo vice-presidentes do Conselho de Ministros, respectivamente.

Entre os novos ministros estão os de Justiça, Walid bin Mohammed; de Assuntos Islâmicos, Saleh bin Abdelaziz; de Peregrinação, Bandar bin Mohammed; de Telecomunicações, Mohammed bin Ibrahim; de Assuntos Sociais, Mayed bin Abdullah, e de Agricultura, Abderrahman bin Abdelmohsen.

Também figuram os novos ministros de Cultura e Informação, Abdel bin Ziad; de Assuntos Municipais, Abdelatif bin Abdelmalek; de Serviços Públicos, Khaled bin Abdelaziz, e de Saúde, Ahmed bin Aqil.

Com as emendas, o rei ordenou a fusão dos ministérios de Educação e de Ensino, que ficarão sob a tutela de Azam al Dajil.

Outros ministros importantes, como os de Petróleo, Economia, Relações Exteriores, Guarda Nacional, Trabalho, Comércio e Indústria, continuam em seus cargos. Também continuará na atual pasta o chefe da diplomacia saudita, Saud al Faisal, que ocupa o cargo desde 1975.

Também juraram cargos neste domingo os novos governadores designados para as regiões de Meca, no leste do país, Riad e Al Qasim, no centro.

As mudanças também afetam os serviços secretos, setor chefiado pelo general Khaled al Hamidan, e a chamada Polícia da Moral, que passa a ser presidida pelo clérigo Abdelatif al Sheikh.

O monarca anulou vários conselhos estatais, como os de Ensino, Assuntos de Petróleo e de Minas, Economia e Assuntos Islâmicos. Além disso, formou dois novos conselhos, que dependerão do governo: o de Assuntos Políticos e de Segurança, e o de Assuntos Econômicos e Desenvolvimento.

O rei também nomeou novos diretores em outros órgãos estatais, como a Autoridade Nacional da Luta contra a Corrupção, a Autoridade do Mercado Financeiro e a Autoridade Geral da Aviação Civil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.