Número de mortos em ofensiva em Gaza sobe para 1030

  • Por EFE
  • 26/07/2014 13h21

Pelo menos 130 corpos de homens, mulheres e crianças foram retirados neste sábado em Gaza pelos serviços de emergência durante os trabalhos de remoção de escombros realizados nas primeiras nove horas do cessar-fogo humanitário pactuado entre Israel e o movimento islamita Hamas.

Com isso, segundo o ministério da Saúde local, o número de mortos na ofensiva militar israelense em Gaza chegou a 1.030 e ainda pode aumentar nas próximas horas.

“Em 19 nove dias de bombardeios e ataques, o número de mortos subiu para 1.030, e o de feridos passou de 6 mil”, informou o ministério.

Os intensos e constantes ataques por terra, mar e ar do exército israelense não tinham permitido até o momento a ambulâncias e médicos se aproximarem de algumas áreas de Gaza que foram mais atingidas.

O movimento islamita Hamas e Israel pactuaram ontem à noite um cessar-fogo de 12 horas a partir das 8h locais (2h de Brasília) que tem sido respeitado pelas duas partes.

Os serviços de emergência estão usando essa paralisação dos combates para atender e resgatar vítimas, enquanto a população se abastece de mantimentos, e os esforços diplomáticos para abrir espaço para o diálogo continuam.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.