Obama diz que os EUA e a Índia estão fazendo “muita história em pouco tempo”

  • Por Agencia EFE
  • 27/01/2015 16h29

Nova Délhi, 27 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou nesta terça-feira que seu país e a Índia estão fazendo “muita história em pouco tempo” com suas políticas em prol do desenvolvimento social, especialmente dos jovens.

“Se os Estados Unidos e a Índia se unirem no cenário mundial ao redor destes valores, então não só nossos povos irão melhorar, mas o mundo será mais próspero, pacífico e seguro no futuro”, disse o presidente durante um programa de rádio.

Obama se tornou o primeiro dirigente americano a participar junto a um chefe de governo indiano de um programa de rádio, que foi gravado ontem e transmitido hoje em horário de máxima audiência na Índia, quando o presidente já se encontrava em Riad.

Obama e sua mulher Michelle deixaram Nova Délhi nesta manhã, após três dias de visita oficial, rumo à Arábia Saudita, onde o dirigente dos EUA se reunirá com o novo rei, Salman bin Abdelaziz.

O presidente respondeu perguntas de ouvintes no programa “Falando com o coração” do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no qual Obama começou seu discurso cumprimentando em híndi com um caloroso “namastê”.

Durante seu discurso, Obama lembrou que esta visita lhe transformou no primeiro presidente dos Estados Unidos a comparecer duas vezes na Índia e participar como convidado de honra do Dia da República..

“A Índia e Estados Unidos são parceiros naturais”, disse em referência às duas maiores democracias do mundo, com economias “inovadoras” e “sociedades diversas dedicadas a impulsionar os indivíduos”.

Obama afirmou que o povo americano reconhece o esforço de Modi para reduzir a pobreza na Índia e falou sobre suas políticas em educação, saúde e emprego nos Estados Unidos, que ofereceu compartilhar com o país asiático.

“As infraestruturas em saúde pública ao redor do mundo necessitam ser melhoradas” e o gigante asiático “tem muito o que ensinar a muitos países”, asseverou também.

Modi, por sua parte, compartilhou a visão de seu convidado sobre a importância de dar aos jovens oportunidades para um mundo melhor e manifestou que se o comunismo lançou a mensagem de “trabalhadores do mundo, unidos”, atualmente “deveríamos dizer que a juventude une o mundo”.

O primeiro-ministro convidou os ouvintes a enviarem sugestões através das redes sociais sobre como reduzir a pobreza, estender o acesso à saúde, criar emprego e garantir a paz no mundo, e propôs fazer isso com “hashtag” de Twitter com o lema eleitoral de Obama “Yes, we can” (“sim, nós podemos” em inglês).

Obama encerrou sua visita de três dias à Índia falando durante a manhã em uma conferência com Modi sobre as possibilidades de futuro que têm de ambos países e destacando a necessidade de respaldar as liberdades e os direitos de todos.

Com as mãos juntas, cumprindo a tradicional saudação hindu, Obama e sua esposa, Michelle, encerraram a visita antes de iniciar a viagem rumo a Riad. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.