Obama encerra visita ao Japão após reiterar apoio militar de Washington

  • Por Agencia EFE
  • 25/04/2014 01h18

Tóquio, 25 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concluiu nesta sexta-feira sua visita de Estado ao Japão durante a qual insistiu no apoio militar de Washington a seu aliado japonês diante do fortalecimento da China na região.

O “Air Force One” de Obama decolou hoje às 10h36 locais (22h36 de Brasília da quinta-feira) do aeroporto de Haneda, em Tóquio, rumo à capital da Coreia do Sul, Seul, a segunda escala de seu giro de uma semana pela Ásia, informou à Agência Efe o Ministério das Relações Exteriores japonês.

O presidente dos Estados Unidos contou com uma agenda cheia durante sua visita de três dias no Japão, na qual, antes de tudo, destacou seu apoio incondicional ao governo do primeiro-ministro Shinzo Abe em matéria de segurança.

Após o encontro entre ambos os líderes ontem, Obama disse em entrevista coletiva que o tratado de segurança assinado pelos dois países inclui a defesa de todos os territórios administrados pelo Japão, “inclusive as ilhas Senkaku”.

Essa foi a primeira vez que Obama se pronunciou claramente sobre a obrigação de defender o arquipélago, cuja soberania é reivindicada pela China (que chama as ilhas de Diayou).

A mensagem dissipou qualquer dúvida em Tóquio sobre o compromisso de Obama com o país asiático e a região.

Apesar de o presidente americano ter estendido sua mão para Pequim, destacando os “fortes laços” de Washington com o gigante asiático e a importância dos chineses na hora de negociar com o imprevisível regime norte-coreano, sua mensagem em Tóquio não agradou o governo chinês, que rejeitou com firmeza a inclusão do arquipélago Senkaku/Diayou no tratado.

Antes de deixar Tóquio, Obama recebeu hoje a visita do imperador Akihito e da imperatriz Michiko no Hotel Okura da capital japonesa, onde se hospedou por razões de segurança, mesmo com o costume japonês de que as visitas de Estado fiquem alojadas no Palácio de Akasaka.

Esse foi o terceiro encontro do presidente dos Estados Unidos com os imperadores, que o receberam ontem com uma cerimônia solene e depois lhe ofereceram um banquete de Estado no Palácio Imperial, o maior já feito pelo Japão em pelo menos três décadas.

A visita de Obama, que viajou à Ásia sem a companhia da primeira-dama, foi a primeira viagem de Estado ao Japão de um presidente americano desde a visita de Bill Clinton em 1996.

O líder passará hoje a noite em Seul e viajará amanhã para a Malásia e, no dia 28, vai até as Filipinas, para depois retornar a Washington no dia seguinte. EFE

asb-yk/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.