Obama faz visita histórica a Hiroshima, no Japão

  • Por EFE
  • 27/05/2016 08h17
EFE/Kimimasa Mayama Shinzo e Obama Presidente americano Barack Obama se despede do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe em frente ao Memorial da Paz de Hiroshima

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta sexta-feira a Hiroshima onde realizou uma breve mas histórica visita à primeira cidade vítima da bomba atômica.

Obama chegou a bordo de um helicóptero por volta das 17h locais (5h de Brasília) à cidade japonesa, onde participou de uma cerimônia ao lado de vários sobreviventes da tragédia, após dois dias da cúpula dos líderes do G7 no parque natural de Ise-Shima, na região central do Japão.

Trata-se da primeira vez que um presidente americano em exercício visita Hiroshima, onde aproximadamente 140 mil pessoas morreram após o ataque nuclear lançado pelos EUA em 6 de agosto de 1945.

Obama se deslocou hoje no avião presidencial Air Force One até a base americana de Iwakuni, onde fez um discurso para cerca de 600 militares americanos e japoneses, antes de se dirigir em helicóptero ao centro de Hiroshima, a cerca de 40 quilômetros de distância da instalação militar.

O Parque da Paz, que recebeu a visita de Obama, foi erguido no epicentro da explosão e contém o Museu Memorial da Paz e o “Gembaku Domu”, a cúpula que ficou de pé após o ataque que arrasou a cidade e que é Patrimônio Mundial desde 1996.

O recinto permanece fechado praticamente durante todo o dia por motivos de segurança, o que impede o acesso do público geral, que se aglomera em torno do parque para tentar vislumbrar alguma coisa da cerimônia, apesar das altas temperaturas.

Obama é o primeiro presidente em exercício do mandato a visitar Hiroshima. O democrata Jimmy Carter o fez como ex-presidente em 1984, enquanto o republicano Richard Nixon esteve na cidade em 1964, quatro anos antes de chegar ao Salão Oval da Casa Branca.

Após o ataque em Hiroshima, os Estados Unidos lançaram uma segunda bomba nuclear três dias depois sobre Nagasaki, onde morreram por volta de 74 mil pessoas e, seis dias depois, o Japão se rendeu e pôs fim à Segunda Guerra Mundial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.