Obama felicita presidente eleito da Nigéria e pede transição pacífica

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2015 22h12

Washington, 1 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou nesta quarta-feira o candidato Muhammadu Buhari, do partido de oposição Congresso de Todos os Progressistas (APC, sigla em inglês), por sua vitória nas eleições presidenciais da Nigéria sobre o atual chefe de Estado do país, Goodluck Jonathan, e pediu a ambos que seja feita uma “transição pacífica”.

Obama telefonou para Buhari e Jonathan para enviar essa mensagem e felicitá-los por sua atuação durante o processo eleitoral na Nigéria, informou a Casa Branca em uma nota.

“O presidente ressaltou a necessidade para a Nigéria e seus aliados regionais de continuar o progresso recente na luta contra o Boko Haram e reafirmou o apoio dos Estados Unidos para este objetivo”, explicou o governo americano na nota.

Antes do telefonema, Obama emitiu um comunicado no qual destacou também o “compromisso” da Nigéria “com os princípios democráticos”, exemplificado na realização das eleições presidenciais, nas quais Buhari saiu vencedor com 54% dos votos.

Obama louvou os “compromissos públicos com a não violência” assumidos durante a campanha eleitoral por Buhari e Jonathan. Além disso, o presidente americano destacou a atuação deste último, que pôs os interesses do país à frente dos seus na hora de admitir a derrota.

Obama também pediu a ambos que mantenham sua defesa pelo respeito ao resultado eleitoral para que possam “se concentrar na unificação do país e liderar juntos a Nigéria através de uma transição pacífica”.

A vitória de Buhari marca o início de uma nova etapa, já que é a primeira vez em 15 anos que a oposição conquista a presidência nigeriana, ocupada desde 1999 – quando acabou a ditadura militar – pelo Partido Democrático Popular (PDP) de Jonathan.

Segundo os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral Independente da Nigéria (INEC, sigla em inglês), Buhari, um general muçulmano reformado de 72 anos, venceu Jonathan, que é cristão, religião predominante no sul, mas minoritária no país, com uma diferença de mais de 2,5 milhões de votos.

A aliança opositora de Buhari se impôs com grandes vantagens nos estados do norte do país, a parte mais devastada pela violência do Boko Haram e a mais desassistida durante o mandato de Jonathan.

Obama disse que a INEC merece “um reconhecimento especial” por seus esforços para “aumentar a credibilidade e a transparência do processo eleitoral”.

Em mensagem de vídeo gravada poucos dias antes do pleito, Obama tinha pedido ao povo e aos candidatos presidenciais da Nigéria a realização de eleições “livres, justas e pacíficas”, e a rejeição contundente ao grupo jihadista Boko Haram. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.