Obama pede ao Congresso que aprove com rapidez o orçamento federal

  • Por Agencia EFE
  • 27/08/2015 21h19

Washington, 27 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou a visita a Nova Orleans nesta quinta-feira, pelo 10º aniversário do furacão Katrina, para pedir ao Congresso que aprove o mais rápido possível o orçamento para o próximo ano fiscal, e evite assim a incerteza econômica e um possível fechamento do governo.

“Estou aqui para falar de uma recuperação específica, mas primeiro falarei da recuperação dos Estados Unidos”, apontou o presidente no início do discurso em um centro comunitário da cidade, arrasada pela tempestade há uma década.

O líder insistiu que é importante lembrar a força e a recuperação que o país viveu nos últimos anos, assim como o crescimento sustentado e a criação de emprego, mas ressaltou que os legisladores devem aprovar um orçamento federal no próximo mês que permita continuar investindo nesse sentido.

Obama se referiu às incertezas econômicas sobre China e Europa e afirmou que os Estados Unidos “ainda têm as melhores cartas” no panorama internacional, “mas é preciso usá-las bem”.

Segundo Obama, é necessário que os congressistas “evitem o drama” de votar por um orçamento apressando até o último minuto e poupem os mercados da incerteza sobre um possível fechamento da Administração, como o que o país experimentou há dois anos por falta de acordo no Legislativo.

“Ninguém mantém a economia americana presa sobre suas próprias reivindicações ideológicas. Não incluam assuntos políticos não relacionados (com temas orçamentários)”, acrescentou Obama em referência a outros movimentos que os congressistas realizaram anteriormente para forçar a aprovação de certas leis que não têm relação com os cofres americanos.

O Congresso dos EUA, que está em recesso de verão, terá menos de um mês para aprovar o orçamento federal para 2016 quando retornar às atividades, no dia 8 de setembro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.