Obama pede calma com iminente decisão sobre morte de jovem negro em Ferguson

  • Por Agencia EFE
  • 21/11/2014 23h48

Washington, 21 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta sexta-feira a evitar a violência nos protestos convocados em Ferguson (Missouri) perante a iminente decisão de um júri sobre o caso do jovem afro-americano Michael Brown, que foi morto pelo policial branco Darren Wilson.

“Usar qualquer ocasião como uma desculpa para o uso da violência não é só contrário à lei, mas também ao que somos como país”, disse Obama em uma entrevista à “emissora” ABC.

O governador do Missouri declarou na segunda-feira o estado de emergência diante da possibilidade que a cidade volte a viver os fortes distúrbios de agosto após a morte de Brown.

O FBI enviou cem agentes para a área de Saint Louis, onde está Ferguson, que se somam aos já desdobrados no terreno e a um segundo contingente pronto para se deslocar para a cidade no caso de for necessário.

A Guarda Nacional também está em alerta para ajudar a Polícia estadual e local em um cenário de protestos violentos, como os que já obrigaram em agosto seu desdobramento.

A morte de Brown, de 18 anos, causou uma onda de indignação, protestos e distúrbios que se deixaram dezenas de detidos, destruição de mobiliário público e o ressurgimento do debate racial na violência policial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.