Obama ressalta políticas para mulheres para ganhar votos em legislativas

  • Por Agencia EFE
  • 31/10/2014 20h37

Miriam Burgués.

Washington, 31 out (EFE). – O presidente de Estados Unidos, Barack Obama, lembrou nesta sexta-feira as políticas em favor das mulheres que promove desde que chegou à Casa Branca, em 2009, em um discurso de tom eleitoral a apenas quatro dias do pleito legislativo no qual os democratas tentarão manter o controle do Senado.

Para um público majoritariamente feminino na Universidade de Rhode Island, em Providence, Obama evitou se referir diretamente à eleição da próxima terça-feira, na qual é fundamental que as mulheres compareçam maciçamente às urnas para que os democratas alcancem bons resultados e não percam o domínio do Senado. No próximo dia 4, será renovada toda a Câmara dos Representantes, que tende a permanecer nas mãos republicanas, e um terço do Senado, onde os conservadores só precisam de seis cadeiras a mais das que têm até agora para arrebatar a maioria dos democratas.

Devido à sua baixa popularidade, Obama não fez campanha ativa nem pública para os candidatos democratas ao Senado, mas deu vários discursos similares ao de hoje para tentar mobilizar eleitores cruciais para seu partido, como jovens, latinos e afro-americanos.

Segundo Obama, as mulheres representam hoje em dia aproximadamente a metade da força de trabalho nos Estados Unidos, e a economia está mudando e “melhorando” em parte por “uma maior participação” delas, já que estão criando empresas e trabalhando para manter suas famílias.

Rhode Island é um dos únicos três estados do país a contar com licença maternidade remunerada, e o presidente americano o usou como exemplo para dizer que esse fato não é bom apenas para as mulheres, mas também para as empresas e a economia em geral.

“Precisamos de melhores políticas para o cuidado infantil e para a educação desde cedo”, enfatizou Obama ao lembrar os esforços de seu governo para conseguir com que seis milhões de crianças estejam dentro de programas pré-escolares de alta qualidade até o final desta década.

Ele também falou sobre sua proposta para elevar o salário mínimo de todos os trabalhadores do país. Sobre esse tema, insistiu que seguirá pressionando o Congresso para que atue a esse respeito, porque “28 milhões de americanos”, em sua maioria mulheres, se beneficiariam dessa medida. Além disso, o presidente americano ressaltou a necessidade de aprovar uma lei que garanta a igualdade salarial, porque ainda há muitas mulheres que ganham menos do que os homens para realizar as mesmas tarefas.

Em abril deste ano, Obama emitiu um decreto para obrigar as empresas federais a equiparar os salários das empregadas que ganham menos que seus equivalentes masculinos.

“Quando as mulheres têm sucesso, os Estados Unidos têm sucesso também, e precisamos de líderes que entendam isso”, pediu o líder, ao falar para os participantes continuarem “pressionando” em favor dessas políticas.

Obama também usou seu discurso de hoje para defender “o progresso substancial” que a economia dos Estados Unidos experimentou desde a crise de 2008, algo que pode contar a favor dos democratas nas eleições de terça-feira, apesar das últimas pesquisas darem vantagem aos republicanos no Senado.

Entre outros dados, o governante citou que o fato de o desemprego estar abaixo de 6% pela primeira vez desde 2008. O setor privado criou 10,3 milhões de empregos nos últimos 55 meses e a economia registrou, entre abril e outubro, seu melhor semestre de expansão desde 2003.

Antes desse discurso, Barack Obama participou de uma mesa-redonda sobre economia com pais trabalhadores, proprietários de pequenas empresas, estudantes e professores da Universidade de Rhode Island. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.