Obama visita embaixada da Holanda e diz que justiça será feita

  • Por Agencia EFE
  • 22/07/2014 15h41

Washington, 22 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou nesta terça-feira a embaixada da Holanda para oferecer seus pêsames pelas vítimas do avião da Malaysia Airlines que supostamente foi derrubado no leste da Ucrânia, e garantiu que os dois países trabalharão juntos “até que se faça justiça”.

Em uma breve declaração à imprensa, acompanhado do chefe adjunto da embaixada, Peter Mollema, Obama enviou uma mensagem de pesar aos cidadãos holandeses e em nome dos americanos expressou suas “mais profundas condolências”.

Obama destacou a amizade entre os dois países, que têm “fortes laços há séculos”, e afirmou que os Estados Unidos trabalharão juntos com a Holanda para garantir “que seus seres queridos sejam recuperados, que se realize uma investigação adequada e se faça justiça”.

Em nome dos cidadãos holandeses, o representante da embaixada agradeceu a visita do presidente americano e o “efusivo apoio” de todos os americanos. “Estamos muito agradecidos pelo que estão fazendo”, disse.

Obama deixou uma mensagem no livro de condolências da legação diplomática, no qual além de lamentar a morte dos 193 holandeses que perderam a vida no acidente, disse que “não descansaremos até que tenhamos certeza de que se fará justiça”.

Um avião Boeing 777 da companhia aérea Malaysia Airlines, com 298 pessoas a bordo, supostamente foi abatido em 17 de julho por um míssil em uma zona no leste da Ucrânia disputada por separatistas pró-Rússia e o governo central.

Os dois lados em conflito se acusam pela derrubada da aeronave. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.