Ofensiva contra EI em Saladino deixa 11 soldados iraquianos mortos

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2015 11h50

Bagdá, 2 mar (EFE).- Pelo menos 11 soldados iraquianos morreram nesta segunda-feira e 43 ficaram feridos na ampla ofensiva militar para libertar a província de Saladino, ao norte de Bagdá, do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Uma fonte de segurança informou à Agência Efe que os jihadistas sofreram 34 baixas, entre mortos e feridos, devido ao bombardeio contra um de seus comboios ao norte da cidade de Samarra, a segunda maior de Saladino.

A maioria dos doze veículos da caravana jihadista, que foi enviada com reforços para zona, ficou destruída.

O EI levou seus feridos para um hospital da cidade de Alalam, localizada a cerca de 15 quilômetros ao nordeste de Tikrit, capital de Saladino.

As tropas iraquianas desativaram 150 artefatos explosivos e oito carros-bomba ao avançar rumo a Tikrit e zonas vizinhas.

Entre as zonas recuperadas até agora se encontram as aldeias de Abdullah al Ekab, Albutalha, Alburiash e Albusaid.

A ofensiva começou no início da manhã e foi lançada de cinco pontos pelas tropas regulares, apoiadas por milicianos pró-governo.

Saladino é uma província de maioria sunita que caiu em parte em mãos do EI em junho do ano passado, e que tem valor simbólico pois é a cidade natal do falecido ditador Saddam Hussein.

As forças iraquianas efetuaram no final do ano passado uma grande ofensiva ao sul de Saladino, quando conseguiram controlar a região no início de janeiro.

Desde então, reuniram tropas em Samarra para preparar a operação de hoje, que pretende libertar totalmente esta província do jugo extremista.

O Iraque vive desde junho uma violenta luta contra o EI, que proclamou um califado em zonas sob seu controle no norte iraquiano e na Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.