Ofensiva de tropas curdas no norte do Iraque deixa 17 jihadistas mortos

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2015 11h10

Mossul (Iraque), 5 mar (EFE).- Pelo menos 17 jihadistas do grupo Estado Islâmico morreram nesta quinta-feira em um contra-ofensiva das tropas curdas peshmergas em Sinjar, no norte do Iraque.

O dirigente da União Patriótica do Curdistão (UPK), Gayaz al Suryi, disse à Agência Efe que os soldados curdos atacaram várias posições do EI em Sinjar, a cerca de 120 quilômetros de Mossul, capital provincial de Ninawa.

Os peshmergas empregaram artilharia e plataformas de lançamento de mísseis móveis na ofensiva e causaram danos em vários veículos militares dos jihadistas.

A operação é uma resposta aos ataques suicidas com cinturões de explosivos e carros-bomba cometidos pelo EI na segunda-feira passada contra um quartel das forças curdas em Sinjar, que foram seguidos por intensos combates.

O alvo dos atentados foi a sede da Brigada 111 do exército curdo, onde morreram 16 peshmergas e oito extremistas.

O Iraque vive desde junho do ano passado uma sangrenta luta contra o EI, que proclamou um califado em zonas sob seu controle no país e na vizinha Síria.

As forças iraquianas iniciaram na segunda-feira uma ampla operação militar para expulsar os jihadistas do norte da província de Saladino e recuperar sua capital, Tikrit. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.