ONU condena atentado de Al Shabab contra hotel na Somália

  • Por Agencia EFE
  • 28/03/2015 19h51

Nações Unidas, 28 mar (EFE).- O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou neste sábado o ataque realizado ontem pela milícia islamita de Al Shabab contra um hotel de Mogadíscio, no qual morreram pelo menos 21 pessoas.

Entre as vítimas está o embaixador da Somália na Suíça e para as Nações Unidas, Yousef Mohammed Ismail “Baribari”. Os membros do Conselho, em comunicado, expressaram condolências às famílias das vítimas e às autoridades do país.

Além disso, destacaram a rápida e valente intervenção das forças armadas somalis e transferiram ao país seu apoio à luta contra o terrorismo. O grupo ressaltou que nem este nem qualquer outro ataque minarão o apoio do Conselho de Segurança ao processo de paz e reconciliação na Somália.

O ataque da sexta-feira começou com a explosão de um carro-bomba no hotel Maka al Mukarama e posterior entrada de vários terroristas no estabelecimento, onde iniciaram um tiroteio.

Nos últimos meses, a milícia islamita Al Shabab atacou vários hotéis que, como esse, hospedam políticos somalis e outros altos funcionários do governo, a fim de interromper a atividade política no país e fazer demonstrações de força para a opinião pública. A milícia, que em 2012 anunciou sua adesão formal à Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahhabista na Somália. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.