ONU diz que 10 mil colombianos deixaram a Venezuela após crise na fronteira

  • Por Agencia EFE
  • 31/08/2015 23h01

Bogotá, 31 ago (EFE).- Pelo menos 10.000 pessoas retornaram para a Colômbia desde que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou o fechamento do ponto mais importante da fronteira entre os dois países no dia 19 de agosto, informou nesta segunda-feira a ONU.

Representantes da ONU na Colômbia visitaram os acampamentos provisórios instalados pelo governo nas cidades de Villa de Rosario e Cúcuta, a capital do departamento de Norte de Santander, na divisa com a Venezuela, segundo comunicado. Além disso, 1.100 pessoas foram deportadas pelo governo do país vizinho.

“Nos preocupa muito que 1.500 pessoas estejam cruzando a fronteira diariamente, muitas delas em difíceis condições através de atalhos e do rio”, afirmou o coordenador dos trabalhos humanitários da ONU na Colômbia, Fabrizio Hochschild.

O coordenador da ONU explicou que algumas dessas pessoas foram obrigadas a deixar tudo para trás e “hoje sofrem de uma situação de necessidade e incerteza para o futuro”.

A ONU também afirmou que, apesar dos esforços do governo da Colômbia, é preciso construir mais acampamentos provisórios, alertando para a presença de “vazios de proteção”. Também falta água, condições de saneamento adequadas e atendimento médico.

O representante do Escritório da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Stephan Jaquemet, insistiu na necessidade de as pessoas receberem assistência e proteção após a saída da Venezuela.

“Recebemos denúncias sobre refugiados e solicitantes de asilo que, apesar de seu status, teriam sido obrigados a retornar à Colômbia. Estamos verificando essas situações e, caso seja confirmado, constituiria uma violação do direito internacional”, completou Jaquemet. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.