ONU diz que Rússia viola lei internacional na Crimeia

  • Por Estadão Conteúdo
  • 25/09/2017 11h22
EFE/Alexander Zemlianichenko EFE/Alexander Zemlianichenko O relatório pede que a Rússia "realmente investigue" alegações de tortura, sequestros e homicídios na península

O Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirmou em relatório nesta segunda-feira que a Rússia viola a legislação internacional na Crimeia. A ONU critica ações como a imposição da cidadania russa para as pessoas na região, bem como a transferência deliberada de centenas de prisioneiros locais para cadeias da Rússia.

O relatório, realizado após um pedido do governo da Ucrânia, aponta violações e abusos na Crimeia desde que a Rússia anexou a península da Ucrânia, em 2014. O governo russo recusa-se a ceder mesmo diante das críticas internacionais.

Um diplomata russo em Genebra insistiu que a missão da ONU não tem a competência para examinar o quadro na Crimeia, que segundo o governo russo é agora parte do país. “É estranho que uma missão de direitos humanos na Ucrânia avalie a situação na Federação Russa”, comentou o diplomata, que pediu anonimato.

O relatório pede que a Rússia “realmente investigue” alegações de tortura, sequestros e homicídios na península. Milhares de pessoas que se recusaram a viver sob jurisdição russa deixaram a Crimeia, segundo Fiona Frazer, diretora da missão de monitoramento de direitos humanos da ONU na Ucrânia. A falta de cidadania russa limita ou impede o acesso a empregos, a cuidados com a saúde e a direitos de propriedade e políticos, relatou Frazer.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.