Onze milhões de gregos são chamados às urnas para referendo

  • Por Agencia EFE
  • 05/07/2015 02h05

Atenas, 5 jul (EFE).- Um total de 10.837.118 gregos foram convocados às urnas neste domingo no referendo sobre a aceitação ou a rejeição das medidas propostas pelos credores em troca do desembolso do resgate.

Os colégios eleitorais abriram à 1h (horário de Brasília) e fecharão 12 horas depois.

Os primeiros resultados serão conhecidos entre as oito e as nove horas locais (14h e 15h em Brasília), segundo informou o Ministério do Interior do país.

A pergunta da consulta é a seguinte: “Temos que aceitar o projeto de acordo que foi apresentado pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25/06/2015, que se compõe de duas partes e que constituem sua única proposta?”.

Após esta questão, a cédula esclarece que as duas partes constam de um primeiro documento intitulado “Reforms for the completion of the Current Program and Beyond” («Reformas para a finalização do programa atual e além”) e um segundo chamado «Preliminary Debt sustainability analysis» (Análise preliminar da sustentabilidade da dívida).

Para responder, os eleitores têm que marcar com uma cruz o “nai” (sim, aceito), ou o “oxi” (não aceito).

Para que o resultado do referendo seja considerado válido, as normas exigem uma participação de pelo menos 40% do eleitorado.

A particularidade deste referendo é que ele é realizado no meio de um feriado bancário, pois a Grécia completa o sétimo dia com os bancos fechados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.