Operações de forças de segurança afegãs e da Otan deixam pelo menos 78 mortos

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 16h09

Cabul, 18 dez (EFE).- Pelo menos 70 supostos insurgentes e oito militares morreram nos últimos dois dias em operações das forças de segurança afegãs em várias zonas do país com apoio de aviões da Otan, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes oficiais.

Forças especiais do Exército afegão com o apoio aéreo da missão da Aliança Atlântica, a Isaf, iniciaram por volta das 4h local (20h30, em Brasília) uma ofensiva no distrito de Kot, na província de Nangarher (leste), disse um porta-voz policial, Hozrat Hussain Mashriqiwal.

“Incluindo quatro comandantes, morreram 19 insurgentes e seis ficaram feridos em dois ataques aéreos da Otan”, afirmou o porta-voz, sobre uma operação na qual outros 16 supostos talibãs foram detidos, dois deles paquistaneses.

Em outras ações das forças de segurança afegãs durante as últimas 48 horas, morreram outros 51 supostos insurgentes e oito militares.

Uma ofensiva no distrito de Dangam na província de Kunar (leste) deixou 24 supostos talibãs mortos e outros cinco feridos, assegurou um porta-voz do Exército, Numan Hatifi.

No domingo, cerca de 1,2 mil insurgentes lançaram neste distrito ataques coordenados contra postos de segurança, nos quais durante vários dias houve um número indeterminado de baixas entre os talibãs e também vítimas civis.

Um porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, declarou em comunicado que os insurgentes controlam a maior parte do distrito após destruir vários postos de controle.

O Ministério da Defesa afegão, por sua vez, informou sobre a morte de 27 supostos talibãs e 8 militares em diferentes enfrentamentos nos dois últimos dias, nos quais outros dez insurgentes ficaram feridos e 107 detidos em várias partes do Afeganistão.

O país atravessa um dos momentos mais complicados desde a invasão dos Estados Unidos e o final do regime talibã há 13 anos, com um aumento nos últimos meses dos ataques insurgentes tanto na capital como em diferentes pontos do Afeganistão.

O aumento dos ataques ocorre próximo da finalização, em 31 de dezembro, da missão da Otan, a Isaf.

No entanto, os Estados Unidos prevêem manter cerca de 10 mil soldados e a Aliança Atlântica continuará no país com entre três mil e quatro mil militares com um novo papel de assessoria das tropas afegãs. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.