Os últimos dias de García Márquez, desde seu aniversário até sua morte

  • Por Agencia EFE
  • 17/04/2014 22h45

México, 17 abr (EFE).- O escritor colombiano Gabriel García Márquez, que morreu nesta quinta-feira na Cidade do México, apareceu publicamente pela última vez em seu 87ª aniversário, no dia 6 de março.

Desde então, estas são as datas destacadas dos últimos dias do Prêmio Nobel de literatura 1982:

6 de março: Gabriel García Márquez celebra seu 87ª aniversário em sua casa no bairro de Jardines del Pedregal na capital mexicana. O escritor saiu para saudar os jornalistas, que cantaram a canção típica de aniversário no México.

31 de março: o autor é hospitalizado em um centro médico da capital, embora a informação não tenha sido noticiada até três dias depois.

3 de abril: A Secretaria de Saúde da Cidade do México confirma que García Márquez foi hospitalizado “por um quadro de desidratação e um processo infeccioso pulmonar e das vias urinárias”.

4 de abril: Gonzalo García Barcha, filho do autor, afirma no hospital que seu pai está “muito bem atendido e tudo evolui muito bem” e que espera-se que seja tenha alta alguns dias depois.

5 de abril: García Barcha ratifica que a saúde de seu pai “evolui bem” e que ele já “tem vontade de ir para casa”.

8 de abril: O escritor retorna para casa para continuar seu tratamento. “Seu estado é delicado de acordo com sua idade. Permanecerá em casa”, diz uma porta-voz do centro médico.

14 de abril: A esposa do escritor, Mercedes Barcha, e seus filhos Rodrigo e Gonzalo emitem um comunicado no qual reconhecem que a condição do Nobel de Literatura é estável, mas “muito frágil”, e que “existem riscos de complicações” devido a sua idade.

15 de abril: Aída García Márquez, uma das irmãs do escritor, declara a uma emissora na Colômbia que está preparada para aceitar um final adverso. “Eu queria que algumas pessoas fossem eternas, que não morressem, mas temos que aceitar a vontade de Deus”, diz.

17 de abril: O médico pessoal de García Márquez, Jorge Oseguera, diz a uma radioemissora colombiana que o escritor continua “em um estado delicado, próprio de sua idade, dos problemas que sofreu ultimamente”.

García Márquez morre por volta das 14h local (16h, em Brasília) em sua casa do México. A informação é confirmada depois tanto pelas autoridades do México como pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.