Outros 600 imigrantes tentaram atravessar o canal da Mancha na 2ª feira

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2015 08h57

Paris, 4 ago (EFE).- Cerca de 600 imigrantes imigrantes ilegais tentaram atravessar na noite de segunda-feira da França ao Reino Unido pelo Canal da Macha na altura de Calais, informaram fontes policiais.

Trata-se de uma notável queda se forem comparados os números da véspera, quando 1,7 mil pessoas sem permissão para entrar na Grã-Bretanha tentaram contornar os controles do Eurotúnel.

As fontes precisaram que cerca de 400 imigrantes em situação de ilegalidade foram contidos na tentativa de atravessar o túnel, enquanto outros 180 foram interceptados e expulsos do local e outros 20 foram detidos.

A pressão migratória explodiu com força no começo da semana passada, atribuída à paralisia parcial desde junho do porto de Calais, onde um conflito laboral na empresa de balsas MyFerryLink levou muitos caminhões a terem de esperar diante das instalações do túnel para poder atravessar para o Reino Unido.

Isso provoca que muitos imigrantes tentem se esconder no interior desses veículos para passar para o outro lado do canal.

Perante o agravamento da situação, Paris decidiu enviar na semana passada 120 agentes para reforçar a segurança, enquanto Londres anunciou o investimento de cerca de 10 milhões de euros na construção de uma área de proteção para caminhões com destino ao Reino Unido e a construção no terminal de Coquelles de uma cerca mais forte. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.