Países árabes divulgam lista de exigências para resolução de crise com o Catar

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/06/2017 09h51
VAL105 EL CAIRO (EGIPTO) 05/06/2017.- Vista de la Embajada de Catar en El Cairo (Egipto) hoy, 5 de junio de 2017. Egipto, Arabia Saudí, Baréin, Emiratos Árabes Unidos y Yemen anunciaron hoy, 5 de junio de 2017, que rompen relaciones diplomáticas con Catar por acusar al país de apoyar al terrorismo. EFE/Mohamed Hossam MOHAMED HOSSAM/EFE Embaixada do Catar no Cairo - efe

A Arábia Saudita e outros países árabes que cortaram relações diplomáticas com o Catar emitiram uma lista de severas demandas para dar fim à crise com o país. Entre as exigências, estão o fechamento das atividades da rede de TV Al Jazeera, o fim das ligações com o Irã e a retirada da presença militar da Turquia de seu território.

Para esses países, o Catar também deveria cortar todos os laços com a Irmandade Muçulmana, com o Hezbollah e com outros grupos considerados extremistas pela Arábia Saudita e seus aliados.

O governo de Tamim bin Hamad al-Thani tem 10 dias para aceitar as demandas, que incluem o pagamento de medidas indenizatórias, além do fornecimento de informações sobre todos os grupos de oposição que o Catar apoiou, diz o documento, sem especificar quais as penalidades que o grupo liderado pelos sauditas irá impor caso o Catar não cumpra as exigências.

Em Doha, as autoridades não tiveram nenhuma resposta imediata à lista de demandas da Arábia Saudita e seus aliados. A lista de pedidos representa uma revisão radical dos pilares de longa data da política catariana e inclui condições que o governo já disse que não irá cumprir.

O governo de Donald Trump também não reagiu imediatamente às condições impostas pelos sauditas. Em uma tentativa de ajudar a resolver a crise diplomática no Golfo, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, pediu aos países árabes que apresentassem uma lista de demandas “razoáveis” ao Catar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.